Tecnologia no Cotidiano

Lentes de Contato Para Auxílio No Controle Do Diabetes

O Google está trabalhando em uma lente de contato inteligente que usaria pequenos chips, sensores e antenas para monitorar continuamente os níveis de açúcar no sangue em diabéticos e, deste modo, ajuda-los a se manter saudáveis mais facilmente.

O próprio Google já afirmou que a tecnologia está em fase preliminar. No momento, estão sendo realizados testes com os protótipos das lentes e conduzidas discussões junto à FDA (Food and Drug Administration) com vistas à sua futura comercialização.

As lentes são projetadas para medir o nível de glicose nas lágrimas dos usuários, sendo munidas de chips wireless e sensores de glicose embutidos entre as camadas do material das lentes, segundo afirmaram Brian Otis e Babak Parviz, responsáveis pelo projeto no Google.

Você provavelmente já ouviu falar que a diabetes é um enorme problema que vem se alastrando, afetando uma em cada 19 pessoas no planeta, afirmam os responsáveis pelo projeto. Mas talvez você não esteja familiarizado com a luta diária enfrentada por muitas pessoas com diabetes. Níveis de açúcar do sangue fora de controle colocam as pessoas sob risco de várias complicações perigosas, incluindo danos à visão, rins e coração, complementam Otis e Parviz.

O nível de açúcar no sangue em diabéticos oscila no decorrer do dia, havendo a necessidade de testá-lo frequentemente. Muitos diabéticos realizam este teste colhendo gotas de sangue de seus dedos, o que pode ser doloroso e desestimular a realização do teste com a frequência necessária.

Por outro lado, as lágrimas também podem indicar o nível de glicose de uma pessoa, a questão até agora era como usá-las.

No GoogleX (laboratório do Google), os responsáveis pelo projeto trabalharam com a possibilidade de dispositivos miniaturizados, tais como chips e sensores do tamanho de um grão de poeira e uma antena mais fina que um fio de cabelo humano, se tornarem o caminho para detectar a glicose da lágrima e medi-la com precisão. Nesta linha, já estão em testes protótipos que podem gerar uma medição por segundo, estando também sendo avaliado o potencial destas lentas fornecerem alertas para seus usuários. Estas alertas poderiam ser feitos por minúsculas lâmpadas de LED integradas nas lentes, que se acenderiam quando os níveis de glicose estivessem abaixo ou acima de limites determinados.

Por mais estranho que este projeto pareça ser para o Google, uma empresa que se consolidou a partir de sua ferramenta de buscas na Internet, não podemos esquecer que esta mesma empresa está desenvolvendo o Google Glass, que se constitui, na realidade, em óculos computadorizados.

Segundo Patrick Moorhead, analista da Moor Insights & Strategy, este projeto se encaixa na estratégia de longo prazo do Google. Ainda segundo ele, o projeto das lentes de contato poderá ser precursor do projeto que colocará o Google Glass diretamente sobre seus olhos, algo fascinante e inspirador para alguns e estranho e assustador para outros.

Com estas lentes de contato você tem um controlador, uma fonte de energia, sensores e um rádio. Se fizermos a projeção para daqui a alguns anos e acrescentarmos uma tela flexível e um rádio que converse com seu smartwatch chegaremos ao Google Glass do futuro.

O Google ainda informou que os responsáveis pelo projeto estão procurando por potenciais parceiros para o desenvolvimento das lentes de contato inteligentes para ajudá-los a colocá-las no mercado. Além disso, também são procurados parceiros para o desenvolvimento de apps que possibilitem a utilização do resultado das medições dos níveis de glicose por parte dos médicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *